terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cheesecake de goiaba

Ai, definitivamente uma das minhas sobremesas favoritas! Pra começar já gosto muito da mistura queijo com goiabada e assim então, um creme de queijo macio com aquela geléia cremosa.....Juro que prefiro cheesecake com goiabada do que com calda de frutas vermelhas, mas fica por aqui como alternativa, uma boa alternativa.


Para a base

200g de bolacha maizena
130g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Passe a bolacha pelo processador ou liquidificador até obter uma farinha. Transfira para uma tigela e misture a manteiga e a farinha com as mãos. Preencha o fundo de uma forma de 25cm com fundo removível com a mistura de bolacha e manteiga. Se quiser, alise a massa com o fundo de uma colher. Leve ao forno preaquecido a 180C por aproximadamente 15 minutos ou até que comece a dourar. Retire do forno e reserve.

Para o creme

750g de crea cheese
150g de açúcar refinado
5 ovos
100ml de creme de leite fresco
raspas de 01 laranja
raspas de 1 limão
1 col chá de essência de baunilha
300g de geléia de goiaba

Retire o cream cheese da geladeira pelo menos 1 hora antes do preparo.
Na batedeira, bata o cream cheese e o açúcar até ficar fofo. Acrescente os ovos um a um, deixando um intervalo de pelo menos 30 segundos entre eles. Junte o creme de leite fresco e deixe incorporar bem. Desligue a batedeira e junte as raspas e a essência de baunilha. Despeje todo o creme na forma. Ah! Se certifique de que a forma escolhida tenha as bordas altas pois teremos uma quantidade grande de creme.
Leve ao forno preaquecido a 180C por 15 minutos, então abaixe o forno a 160C a deixe por mais 55 minutos. O centro vai parecer muito mole, mas tudo bem porque vai firmar quando esfriar.
Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Para desenformar, passe uma faquinha nas laterais. Transfira para um prato de bolo bem bonito e cubra com a geléia.
Dica: antes de cobrir a cheesecake, misture bem a geléia pra ficar bem cremosa.

2 comentários: