quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bolo de aniversário!

Hoje é aniversário do pai do Dan, do avô do Ettore, enfim, do meu sogro que aliás, tenho o maior carinho. O Ettore é doido por ele! Assim sendo, propus a ele que fizéssemos uma festa surpresa pro vô. Festa surpresa na cabeça de uma criança de quase quatro anos: bolo, cachorro quente e bexigas!
Ficou todo animado, resolveu que queria fazer bolo de chocolate, me ajudou a fazer o bolo, a montar os cachorros quentes e a encher as bexigas! Ainda ficou escondidinho atrás do sofá esperando o avô entrar e ........ surpresa! Tudo gostoso do jeito que tem que ser....



Para o bolo

180g ou 1 1/2 xic. chá de farinha de trigo
150g ou 1 xic. chá de açúcar
110g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 col. chá de fermento químico
1 pitada de sal
100ml de leite
1 col café de essência de baunilha

Unte e enfarinhe uma forma de 20cm com fundo removível. Reserve.
Peneire a farinha, o sal e o fermento. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescente os ovos um a um. Bata bem entre um e outro. Diminua a velocidade e acrescente a mistura de farinha aos poucos alternando com o leite. Junte a baunilha.
Bata apenas o suficiente para misturar.
Trasnfira a mistura para a forma e leve ao forno preaquecido a 180C por aproximadamente 40 minutos ou até que ao enfiar o palito ele saia limpo.
Retire do forno e deixe o bolo descansar por 5 minutos. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.

Para o creme de chocolate

200g de chocolate meio amargo picado (eu usei 100g de meio amargo e 100g de ao leite)
200g de creme de leite fresco

Em uma panela pequena, ferva o creme de leite. Deixe descansar por uns 3 minutos.
Então despeje o chocolate no creme e deixe repousar por um minuto. Misture bem até ficar bem homogêneo. Leve para gelar. Eu fiz esta etapa no dia anterior pra ficar bem geladinho.
Quando estiver bem gelado leve o creme à batedeira e bata rapidamente em velocidade média até encorpar. Vai ficar com uma consistência de mousse. Reserve.

Para a calda de amoras

200g de amoras frescas
100g de açúcar
100ml de água

Lave bem as amoras. Reserve as 10 mais bonitas. Pegue o restante e passe pela peneira diretamente em uma panela pequena. Junte a esse caldo o açúcar e a água. Leve ao fogo brando até formar uma calda que cubra as costas de uma colher.

Montagem

Corte o bolo ao meio e recheie com o creme de chocolate. Acerte bem as laterais. Cubra o bolo com a calda. Decore com as amoras frescas.

Um comentário:

  1. Que delicia!!!
    Obrigada amiga pela festa do Kim. Tudo otimo!! Amamos!!E amamos vcs demais.

    ResponderExcluir