domingo, 20 de dezembro de 2009

Torta mousse de chocolate preto e branco

Ainda falando sobre o natal.... resolvi me adiantar pra não enlouquecer com tantas coisas pra fazer. Desta forma, o que eu poderia fazer e congelar, fiz! Que é o caso desta torta, que aliás, não tem cara de natal, mas faz sucesso aqui em casa.


Para o pão-de-ló de chocolate

3 ovos
80g de açúcar refinado ou 5 col sopa
1 col café de essência de baunilha
60g de farinha de trigo ou 4 col sopa
20g de cacau em pó ou 2 col sopa
30g de manteiga derretida e fria ou 1 1/2 col sopa

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até triplicar o volume. Abaixe a velocidade. Peneire a farinha com o cacau. Incorpore à mistura de ovos delicadamente. Depois junte a manteiga. Espalhe numa forma com fundo removível de 25cm de diâmetro não untada e asse a 200C por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar. Desenforme.
Em um aro de 25cm (ou na própria forma com fundo removível), comece a montagem. Disponha o disco de pão-de-ló no fundo do aro e reserve. Se o disco de pão-de-ló estiver muito grosso, acerte a espessura.

Para a calda

150g de açúcar refinado
200ml de água

Em uma panela pequena, misture a água e o açúcar e ferva até todo o açúcar estar derretido. Retire do fogo e regue o pão de ló com a calda. Reserve.

Para a ganache de chocolate branco

500g de chocolate branco picado
250g de creme de leite fresco

Em uma panela, aqueça o creme de leite fresco até levantar fervura. Deixe descansar por uns 3 minutos. Acrescente o chocolate picado e deixe descansar por 1 minuto. Mexa bem até a mistura ficar homogênea.
Despeje a ganache no bolo para formar a primeira camada. Leve à geladeira para firmar.

Para a mousse de chocolate meio amargo

Usei a receita que eu postei aqui.
Para dar mais firmeza e estabilidade à mousse, se quiser, use 5g de gelatina em pó da seguinte maneira:

Hidrate a gelatina da maneira descrita na embalagem. Misture uns 30ml de creme de leite à gelatina já hidratada. Bata o restante do creme de leite um pouco antes do ponto de chantilly. Junte a gelatina ainda com a batedeira funcionando. Desligue. A partir deste ponto, o modo de preparo segue como no post mencionado acima.
Despeje a mousse formando a segunda camada. Leve para gelar por pelo menos 3 horas. Desenforme, decore com raspas de chocolate branco e meio amargo e pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário