sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ahhh, o Natal......

No começo do ano, como todos, desejei um ano cheio de bons acontecimentos que vieram sim, às vezes acompanhados de grandes sustos, mas acho que fecho este ano com mais coisas boas do que ruins.
Esta época de natal, pra mim, não era cercada de certos rituais. Natal era quando eu voltava pra Curitiba e passava as férias na casa da minha avó com todas as primas e primos e tias e tios e lembranças e alegrias. Foi sempre assim, mas sem ritual. Só férias e o almoço de natal, aliás, o churrasco de natal. Agora com o Ettore, virou árvore de natal, papai noel, uma certa dificuldade em explicar a história do menino Jesus, família reunida em volta da mesa, comidinhas mil e os cheiros típicos desta época.




Este bolo de ameixas, que eu tirei de uma revista antiga da Claudia Comida & Bebida, junto com o bolo inglês que eu postei aqui abrem a temporada aqui em casa.


Bolo de ameixas com glacê e uvas frescas cristalizadas

400g de ameixa preta sem caroço
1 ½ xícara ou de manteiga em temperatura ambiente ou 300g
3 xícaras de açúcar mascavo peneirado ou 300g
6 ovos ou 300g
3 ¼ xícaras de farinha de trigo 390g
1 colher de sopa de fermento químico em pó ou 15g
1 ½ xícara de iogurte natural ou 275g
2 claras ou 60g
1 xícara de uva rubi ou 150g
1 xícara de uva Thompson ou 150g
2 xícaras de açúcar ou 240g

Para o glacê

2 xícaras de açúcar de confeiteiro ou 240g
2 colheres de sopa de conhaque ou 30ml
2 colheres de sopa de leite ou 30ml

Cozinhe as ameixas com 1 copo de água até ficarem bem macias. No processador ou liquidificador, bata as ameixas até formar um purê e reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar por cinco minutos ou até obter um creme fofo.
Adicione os ovos e bata bem. Junte o purê e bata por mais um minuto.
Acrescente a farinha misturada com o fermento, aos poucos, alternando com o iogurte e misturando após cada adição. Transfira para uma forma de 24 cm de diâmetro e 11 cm de altura, untada com manteiga, e leve ao forno moderado (180 C), preaquecido, por uma hora e dez minutos. Abaixe a temperatura para 150 C e asse por mais 10 minutos ou até que, ao enfiar o palito no centro do bolo, ele saia limpo.
Deixe amornar. Desenforme em um prato e deixe esfriar.
Se preferir, faça mini bolinhos usando forminhas para muffins. O tempo de forno cai para 40 minutos aproximadamente ou até que, ao enfiar o palito no centro do bolo, ele saia limpo.
Em uma tigela bata as claras com um garfo até ficarem líquidas. Mergulhe as uvas, retire com um garfo deixando escorrer e passe pelo açúcar. Transfira para uma grade para secar bem.
Para o glacê:
Em uma tigela com o açúcar, misture aos poucos o conhaque e o leite batendo com um garfo até obter um creme espesso. Despeje por cima do bolo. Quando endurecer, decore com as uvas no centro e sirva.

2 comentários: