Esta época de natal, pra mim, não era cercada de certos rituais. Natal era quando eu voltava pra Curitiba e passava as férias na casa da minha avó com todas as primas e primos e tias e tios e lembranças e alegrias. Foi sempre assim, mas sem ritual. Só férias e o almoço de natal, aliás, o churrasco de natal. Agora com o Ettore, virou árvore de natal, papai noel, uma certa dificuldade em explicar a história do menino Jesus, família reunida em volta da mesa, comidinhas mil e os cheiros típicos desta época.
Este bolo de ameixas, que eu tirei de uma revista antiga da Claudia Comida & Bebida, junto com o bolo inglês que eu postei aqui abrem a temporada aqui em casa.

Bolo de ameixas com glacê e uvas frescas cristalizadas
400g de ameixa preta sem caroço
1 ½ xícara ou de manteiga em temperatura ambiente ou 300g
3 xícaras de açúcar mascavo peneirado ou 300g
6 ovos ou 300g
3 ¼ xícaras de farinha de trigo 390g
1 colher de sopa de fermento químico em pó ou 15g
1 ½ xícara de iogurte natural ou 275g
2 claras ou 60g
1 xícara de uva rubi ou 150g
1 xícara de uva Thompson ou 150g
2 xícaras de açúcar ou 240g
Para o glacê
2 xícaras de açúcar de confeiteiro ou 240g
2 colheres de sopa de conhaque ou 30ml
2 colheres de sopa de leite ou 30ml
Cozinhe as ameixas com 1 copo de água até ficarem bem macias. No processador ou liquidificador, bata as ameixas até formar um purê e reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar por cinco minutos ou até obter um creme fofo.
Adicione os ovos e bata bem. Junte o purê e bata por mais um minuto.
Acrescente a farinha misturada com o fermento, aos poucos, alternando com o iogurte e misturando após cada adição. Transfira para uma forma de 24 cm de diâmetro e 11 cm de altura, untada com manteiga, e leve ao forno moderado (180 C), preaquecido, por uma hora e dez minutos. Abaixe a temperatura para 150 C e asse por mais 10 minutos ou até que, ao enfiar o palito no centro do bolo, ele saia limpo.
Deixe amornar. Desenforme em um prato e deixe esfriar.
Se preferir, faça mini bolinhos usando forminhas para muffins. O tempo de forno cai para 40 minutos aproximadamente ou até que, ao enfiar o palito no centro do bolo, ele saia limpo.
Em uma tigela bata as claras com um garfo até ficarem líquidas. Mergulhe as uvas, retire com um garfo deixando escorrer e passe pelo açúcar. Transfira para uma grade para secar bem.
Para o glacê:
Em uma tigela com o açúcar, misture aos poucos o conhaque e o leite batendo com um garfo até obter um creme espesso. Despeje por cima do bolo. Quando endurecer, decore com as uvas no centro e sirva.
Ai que delicia e que vontade de passar o Natal ai com vcs! Bjo bjo bjo
ResponderExcluirAi, vem, vem, vem!
ResponderExcluirbeijoca