terça-feira, 8 de dezembro de 2009

nhoc, nhoc, nhoc de mandioquinha!

Depois de uns dez dias sem sentir o gosto das coisas, depois de um dia de caos em São Paulo e eu lindamente ilhada em casa, depois do Ettore pedir pra comer nhoque..... achei que o dia estava pra isso.
Chuva lá fora e eu estreando na feitura do nhoque aqui dentro. Dá um trabalho e tanto, mas não é que deu certo?


Para o nhoque

600g de mandioquinha
3 gemas
1/3 xíc.de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xíc. de chá de farinha de trigo
sal a gosto

Cozinhe a mandioquinha com casca em água fervente por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja macia. Escorra e passe pelo espremedor de batatas. Com uma colher, amasse bem até que não tenha grumos e esteja bem lisa. Junte a mandioquinha à manteiga e às gemas. Misture bem. Acrescente a farinha aos poucos até a massa ficar homogênea. Fiquei insegura com o ponto da massa porque, em princípio, parecia muito mole e grudenta, mas é só esperar a massa esfriar um pouco e enfarinhar as mãos para modelar com tranquilidade. Ah, não esqueça do sal! Eu coloquei uma colher de chá e misturei junto com a manteiga, as gemas e a mandioquinha.
Para modelar, pegue pequenas porções de massa e faça rolinhos de aproximadamente 2cm de espessura. Corte em pedaços de 2cm. Reserve.
Em uma panela grande com bastante água fervente, cozinhe os nhoques por 5 minutos ou até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira. Reserve.


Para o molho de tomates frescos

10 tomates
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
azeite
folhas de manjericão
sal e pimenta do reino

Retire com uma faquinha o centro do tomate, mergulhe-os em água fervente por uns 40 segundos até que a pele comece a soltar. Em seguida, os retire da água com uma escumadeira ou peneira. Passe os tomates em água fria e retire a pele. Tire as sementes e pique os tomates grosseiramente.
Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente os tomates. Adicione um copo de água. Deixe cozinhar por uns 20 minutos em fogo brando. Passe os tomates pelo processador ou liquidificador. Volte para a panela, junte o manjericão, o sal e a pimenta. Ferva por mais uns cinco minutos. Se quiser, misture um pouco de parmesão ralado. Coloque por cima do nhoque, polvilhe com parmesão ralado na hora e folhas frescas de manjericão. Sirva-se!

3 comentários:

  1. adorei...
    bj
    Ricardo Daumas

    ResponderExcluir
  2. se p/ VOCÊ deu trabalho, imagine p/ os OUTROS...
    outro dia fiz um nhoque de beterraba, meu irmão e sua mulher eram convidados. comecei os trabalhos antes das 13h... comemos depois das 17h...

    ResponderExcluir
  3. Nhoque de beterraba? que delícia....Digamos que eu levei ums duas horas pra fazer nhoque e molho, mas vale a pena. É um daqueles pratos que você não pode ter pressa....é quase um trabalho manual, sabe? terapia? rsrsrsrs

    ResponderExcluir