Pois é, um dia desses estava assistindo o tal programa e o Oliver estava colhendo cogumelos silvestres(?) e acabou preparando um strogonoff de cervo(!) que eu diria que ficou interessante! Strogonoff sem catchup, sem champignon, bom, o cervo nem conta, vai.
Resolvi tentar, mas como não anotei a receita dele, fui, digamos, intuitiva. A foto decididamente não ficou boa, mas o tal strogonoff.....ficou coisa linda de bom!

Para o strogonoff
900g de filé mignon cortado em cubos grandes
1 cebola bem picadinha
3 dentes de alho bem picadinhos
azeite
200g de cogumelos lavados e fatiados (usei cogumelo paris e shimeji)
2 colheres de chá de páprica (usei picante e doce meio a meio)
sal a gosto
100 ml de vinho tinto seco
salsinha picadinha a gosto
200g de creme de leite
Tempere a carne com a páprica e sal. Reserve. Em uma frigidiera,aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os cogumelos e um pouco de sal e cozinhe até ficarem macios. Reserve.
Em uma frigideira grande, doure a carne. Esta etapa eu fiz aos poucos, fritando e reservando, pra evitar encher a frigideira e acabar cozinhando a carne ao invés de dourar.
Depois da carne pronta, junte os cogumelos na frigideira e acrescente o vinho. Deixe reduzir e engrossar um pouco o caldo formado pelos sucos da carne e vinho. Corrija o sal, junte uma parte da salsinha e o creme de leite. Misture rapidamente até incorporar o molho. Polvilhe com o restante da salsinha. Sirva com arroz branco.
Essa quantidade serviu 4 pessoas famintas e ainda sobrou um pouquinho pro jantar!
4 pessoas famintas.
ResponderExcluiré verdade...
:)