quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tapioca

Tapioca é uma daquelas comidinhas que eu tenho uma relação afetiva. Só de pensar já me vem uma sensação boa de verão, de mar com águas mornas, de sossego.....hummmmm......já consigo fechar os olhos e ver alguma praia linda do nordeste!
De volta a realidade, me deu vontade de comer tapioca um dia desses durante uma conversa com amigos. E foi exatamente aí que surgiu a dúvida, ou melhor, várias dúvidas. Qual a diferença entre tapioca e beiju? Pra fazer tapioca usamos farinha de tapioca ou polvilho, ou ainda, goma? O que é goma? Bom, vamos lá!
Pra começar, aquela farinha de tapioca que encontramos no mercado, umas bolinhas que parecem mini sagu, serve pra fazer cuzcuz, pudim de tapioca ou bolo, mas não pra fazer a tapioca mesmo.
Agora vamos à tapioca!
Pra fazer tapioca usamos o polvilho doce ou goma, que são exatamente a mesma coisa.
O polvilho doce e azedo, goma fresca e seca ou fécula, é o amido extraído da mandioca. O polvilho doce ou goma fresca é o amido fresco extraído num processo em que a mandioca é ralada ou liquidificada com um pouco de água, depois peneirada, restando de um lado as fibras que podem ser utilizadas frescas ou fermentadas (puba) na fabricação de bolos por exemplo, e de outro lado o líquido e amido que, por sedimentação, vão se separar. Ao separar o líquido do amido teremos o polvilho doce. Se deixarmos essa mistura fermentando por mais uns 15 dias teremos o polvilho azedo. E com o líquido fermentado teremos o tucupi. Ufa!


Para a tapioca

1 xícara de polvilho doce
água suficiente pra cobrir o polvilho mais 2 dedos
sal é opcional, ok?
recheio a gosto, eu usei queijo coalho e mel

Cubra o polvilho doce com água e deixar hidratar por 2 horas. Se preferir, deixe hidratando na noite anterior. Jogue a água fora, cubra com um pano ou despeje o polvilho molhado sobre ele. Espere mais 2 horas para que o pano absorva o excesso de água, ou se estiver com pressa, esprema bem com o pano, mas bem mesmo.
Peneire o polvilho e, se quiser, junte uma pitada de sal e peneire novamente. Para essa com queijo, eu não coloquei e não senti falta. Aqueça uma frigideira antiaderente sem untar em fogo alto. Peneire o polvilho direto na frigideira e abaixe o fogo. Eu usei 3 colheres de sopa bem cheias pra cada tapioca. Vire quando os grânulos estiverem todos grudados formando uma panqueca. Não deixe dourar, porque o polvilho não doura, queima. Ela tem que ficar branquinha e macia mesmo. E pelo que eu entendi, se deixarmos um tempinho mais no fogo ou se colocarmos no forno pra ficar crocante, teremos beijús!
Enquanto você faz a tapioca, deixe o queijo coalho dourando em uma frigideira antiaderente em temperatura média sem untar também. Monte sua tapioca com o queijo e regue com mel ou melado. Acompanha uma xícara de café bem fresquinho!
Essa quantidade de polvilho nos rendeu 3 tapiocas. O polvilho que sobrar, se sobrar, pode ficar guardado em geladeira por até 3 dias.

10 comentários:

  1. Ai que delícia Pati. Adoro Tapioca tb, vamos combinar de fazer algumas em casa, na sua ou na Clau?
    Beijinhos!,
    Fer

    ResponderExcluir
  2. Vamos combinar sim e diversificar os recheios....hummmmm.....
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Pati, fiquei com vontade e acho q vou (tentar) fazer!..
    Acho que consigo até achar polvilho doce aqui, mas o queijo coalho vai ser difícil! O que vc me sugere de recheio?!?
    Bjs, Sossô

    ResponderExcluir
  4. Sossô,
    Só com manteiga já fica bem gostoso, mas vc pode colocar outro tipo de queijo. Pro Dan eu fiz com presunto e queijo, e ele gostou. Pode fazer doce também. Com doce de leite, banana assada com chocolate e canela, coco fresco e leite condensado fica muito bom, só não sei se vc acha coco por aí, né? Acho que na verdade vale qualquer recheio, até os mais elaborados: carne seca com catupiry ou mussarela, já vi até de frango, camarão!
    Depois me conta como ficou.
    beijos pra vcs 3!

    ResponderExcluir
  5. ola meninas???
    vou tentar fazer essa tapioca.....
    faço o beiju a muitos anos e sempre da certo....
    para o beiju,uso polvilho azedo e não o doce....
    entedeu????
    o processo é o mesmo,mas fica com um sabor diferente!!!!!
    vale a pena vcs tentarem fazer tb.....
    fui a portugal em novembro e fiz a receita....
    para minha surpresa super aprovada!!!!
    qualquer duvida é so perguntar....
    bjussssssssss

    ResponderExcluir
  6. uma amiga trouxe de Minas para mim,a tal da goma (seca),esta também tem que deixar de molho?vc acredita que ainda tenho dúvidas?kkkk,é só por medo de errar a receita...rss,a goma veio de tão loooonge!mas,mesmo assim vou seguir sua receita,bj,obrigadinha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pati!!

    Ai menina que confusão este lance de beiju e tapioca. Estou há séculos desesperada para comer mas não só não acho por aqui, como não entendia até agora a diferença, mas ainda bem que a tua explicação foi esclarecedora! Como eu sou chata, tava com medo de pegar receita de um, comer bem faceira e na verdade ter comido outra coisa!! Mas me empolguei e não vou sossegar até fazer e comer muita tapioca e beiju.
    Beijo querida, parabéns pelo blog!
    Rashmi.

    ResponderExcluir
  8. Rashmi,
    Sabe que mesmo depois de ter pesquisado um monte, de ter perguntado para os meus professores, ainda assim me confundo? Mas o que eu tenho certeza é que essa receitinha básica faz uma tapioca bem gostosa com a mesma textura e sabor que eu sempre comi no nordeste e nestas barraquinhas de tapioca que tambem temos por aqui. Então, boa sorte!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Oi Pat:
    Prazer em visitar seu blog :)
    Mamae nasceu em Natal e passei muitas ferias no nordeste, entao a tapioca tb pra mim eh emocao/saudade de bons tempos...
    Agora morando nos US (Colorado Springs) ha mais de 12 anos, com marido e filhos aqui, tento treina-los no "sabor" do nordeste.
    Alem de nao achar o queijo (tenho feito queijo fresco eu mesma pra substituir), tb nao acho polvilho aqui em Col Springs (pouquissimos brasileiros vivem aqui, acho que nao justifica lojas brasileiras abrirem aqui).
    Mas encontrei farinha de tapioca num supermercado asiatico daqui. Qdo tentei fazer, ainda nao saiu a mesma coisa...Vc sabe informar a diferenca e se ha alguma modificacao na receita? Ja tentou com far de tapioca?
    Mil obrigadas! :)
    Suely Becca

    ResponderExcluir
  10. Nossa, menina, você não imagina quantas vezes tentei fazer tapioca com aquela tapioca igual sagú. Ficava pensando qual era o segredo. Vou tentar, mas achei bem trabalhoso.
    Caso queiram algumas ideias de recheio tenho lá no meu blog uma série de sugestões para o rap 10 que podem ser aproveitadas para a tapioca.
    Beijos

    ResponderExcluir