domingo, 29 de agosto de 2010

mini cupcakes de chocolate com creme manteiga

Creme manteiga, buttercream ou crème au beurre, na verdade não estamos muito acostumados com esse creme por aqui. Eu mesma tinha um certo preconceito, achava muito gorduroso, meio urghhhh! Até que descobri os diferentes tipos de preparo e aplicação.
Vamos lá! Creme manteiga pode ser usado como recheio e cobertura. É um creme leve feito com uma grande quantidade de: manteiga! Não acho que funciona com margarina ou gordura vegetal. Porque o que me atrai é justamente aquela textura e sabor da manteiga. Aliás, escolher a manteiga também é importante, já que vai uma quantidade beeem grande. Então escolha uma de boa qualidade! Existem alguns tipos de creme manteiga. O que eu usei foi um tipo chamado de Alemão que é feito com merengue italiano, crème patissière e manteiga.



Para os mini cupcakes

Para os bolinhos usei esta receita, mas utilizei forminhas menores de silicone. A receita rendeu 30 mini cupcakes e o tempo de forno foi aproximadamente de 12 minutos.

Para o creme manteiga

50g de claras
100g de açúcar
30ml de água
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 receita de crème patissière

Fazer uma calda com o açúcar e a água até atingir a temperatura de 114oC ou ponto de bolha.Bater as claras em neve e despejar a calda em fio sobre as claras, batendo até que esfriem completamente.
Acrescente o crème patissière frio aos poucos. Adicionar a manteiga em pequenas quantidades e continuar batento até obter um creme liso e brilhante. Colocar num saco de confeitar com o bico de sua preferência e decorar os bolinhos já frios.

Ahhhh, é impossível comer um só!


Um comentário: