domingo, 6 de setembro de 2009

Torta de morango do jeitinho que eu gosto

Não é exatamente a sobremesa que eu mais gosto. Na verdade eu não gosto de gelatina ou daquela geléia de brilho, e ainda tenho um certo receio daqueles morangos....Juro que acho que não são lavados....
Mas acabei ficando com vontade de comer, então fiz uma torta do jeitinho que eu gosto: pâte sucrée, crème pâtissière e morangos!

Para a sucrée

150g de farinha de trigo
75g de açúcar
60g de manteiga gelada
1 gema
1/2 clara

Colocar a farinha e o açúcar numa tigela. Juntar a manteiga cortada em cubos e com as pontas dos dedos misturar até formar uma farofa grossa. Adicionar a gema e a clara levemente batidas e misturar somente até formar uma massa homogênea. Cobrir com filme plástico e deixar gelar por 30 minutos. Abrir a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada ou entre 2 plásticos. Forrar uma forma de 20 cm com fundo removível. Gelar por mais 15 minutos. Fazer furos com um garfo e assar em forno preaquecido a 180C por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa esteja dourada.
Deixe esfriar sobre uma grade.

Para o creme

250ml de leite integral
25g de manteiga sem sal
60g de açúcar
1 col chá de essência de baunilha
4 gemas
20g de amido de milho

Ferver 200ml de leite com 30g de açúcar e a manteiga. Em uma tigela à parte, misture 50ml de leite, as gemas, o amido de milho, a baunilha e o restante do açúcar.
Coloque uma parte da mistura de leite fervente na tigela com a mistura de gemas e mexa bem. Coloque tudo na panela, volte ao fogo e cozinhe até engrossar, mexendo sempre com o fouet(batedor de arame). Tire do fogo e resfrie em banho maria de gelo, mexendo sem parar. Leve para gelar coberto com filme plástico. O filme deve encostar na superfície do creme para não formar uma crosta mais dura.

Para os morangos

300g de morangos

Deixe os morangos(com as folhinhas) de molho numa solução de água e água sanitária ou qualquer outro produto para higienizar frutas e legumes por aproximadamente 10 minutos. (proporção: 1 litro água - 1 col sopa de água sanitária)
Enxágue bem em água corrente. Seque os morangos com papel toalha. Retire as folinhas e reserve os morangos para a montagem.

Para a montagem

Açúcar impalpável ou de confeiteiro a gosto

Bater o creme com o fouet ou na batedeira até ficar bem cremoso. Rechear a torta com o creme. Dispor os morangos do jeito que você achar mais bonito. Polvilhar com açúcar impalpável e bom restinho de domingo!

4 comentários:

  1. masi que lindo...ce nunca me disse que tinha um blog...
    bj
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. oi pati...

    que saudades flor...

    olha sabe q eu tenho o mesmo problema que voce...eu não gosto nem um pouco da gelatina e nem daquelas geléias de brilho, sempre tiro quando vou comer rs...

    essa do jeitinho que vc fez deve ter ficado uma delícia... e q morangos lindos tbm...

    ...

    ah essa bonequinha da rita e a rita animam qqr um neh...fofa d+...

    e vamos nos ver pati...a rita me falou q o dom nao fica tão longe da paulista neh?...vamos marcar um dia q de para vc ir...qqr coisa manda uma mensagem ou fala para a rita quando vc estiver com tempo e tranquila...

    bjus linda

    camila t.

    ResponderExcluir