quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Graviola!

É inacreditável, mas eu nunca tinha visto uma graviola assim, bem pertinho, ao alcance das mãos! Eu adoro graviola em sucos e sorvetes, mas nunca tinha comido a fruta fresca.


Além de ser deliciosa é riquíssima em nutrientes. Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C. Isso sem falar das propriedades terapêuticas. Dentre elas pode-se destacar o seu potencial diurético, adstringente, vitaminizante, antiinflamatório, anti-reumático, bem como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena. É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais.
(dados retirados de http://www.planetaorganico.com.br/newsprod47.htm)


Ganhei da minha tia duas graviolas com as seguintes recomendações de preparo e consumo:

Descascar as frutas, retirar as sementes (o que leva pelo menos 1 hora, mesmo), reservar a polpa e bater com açúcar orgânico a gosto no liquidificador até a mistura ficar bem homogênea. Levar esse creme ao congelador e comer uma colher de sopa bem cheia por dia.

Confesso que quando ouvi as instruções fiquei bem desanimada. Queria mesmo era fazer um sorbet ou uma mousse! Mas pensei... faço 1 graviola do jeito que minha tia pediu e a outra faço o que tiver vontade. Fiz primeiro do jeito descrito pela minha tia e tenho que dizer: ficou um creme delicioso que quando congelado mantém a cremosidade....vale a pena e dá menos trabalho!

2 comentários:

  1. Oi! Estou fazendo uma matéria sobre frutas típicas do Brasil e gostaria de saber como faço ara char mais informações e fotos sobre a graviola.

    ResponderExcluir
  2. Oi Natalia,

    Em relação às fotos, são minhas, fui eu que tirei. Ganhei as graviolas de uma tia que as comprou no Mercadão de São Paulo, lá na Rua Cantareira.
    E em relação às informações sobre a fruta, pesquisei na internet.
    Boa sorte na sua busca!

    ResponderExcluir