domingo, 2 de maio de 2010

cupcake de morango e doce de leite

Temos um evento mensal com um casal de amigos e os respectivos filhotes que é, digamos, um revellion de fim de mês...
Na verdade é um pretexto pra nos encontrarmos pelo menos uma vez por mês já que na correria do dia a dia acabamos não encontrando os amigos queridos às vezes por meses! So.....
Na sexta nos encontramos aqui em casa pra fazer a nossa festança regada a comida indiana! A Jô fez um arroz indiano com cardamomo e leite de coco e eu fiz um frango ao curry. Mas a sobremesa não deu pra ser temática porque, na sexta passei o dia fazendo exames e ainda tive que ir ao médico, então não tive nem tempo de dar uma pesquisada. Apelei pra este bolinho que fica uma delícia e é rapidinho de preparar.


Para o bolinho

120g ou 1 xic. de farinha de trigo
80g ou 4 col. de sopa de manteiga sem sal derretida e fria
80g ou 5 col. de sopa de açúcar
2 ovos grandes em temperatura ambiente
150ml de leite integral em temperatura ambiente
15g ou 1 col. sopa de fermento químico
1 pitada de sal
1 col. chá de essência de baunilha
12 forminha de papel para muffim

Disponha as forminhas de papel nas cavidades da forma para muffins ou em forminhas individuais.
Em uma tigela, peneire a farinha, o sal e o fermento. Reserve.
Em outra tigela, misture bem com o fouet (batedor de arame) o leite, a baunilha, os ovos, a manteiga derretida e o açúcar. Acrescente os secos e misture rapidamente até ficar homogêneo. Vai ficar uma massa bem líquida mesmo. Despeje nas forminhas e asse em forno preaquecido a 180C por aproximadamente 20 minutos ou até que ao enfiar o palito ele saia limpo. Retire da assadeira e deixe esfriar de preferência sobre uma grade.

Para o recheio e cobertura

250g de doce de leite (eu usei o leite condensado cozido)
250ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
algumas gotas de essência de baunilha
200g de morangos higienizados (veja aqui!)

Coloque o doce de leite em um saco de confeiteiro com um bico perlê (abertura redonda). Se você não tiver bico de confeitar, ou ainda o saco de confeiteiro, use um saco plástico mais firme e corte a ponta.
Com uma faquinha de frutas e legumes, corte uma tampinha de uns 2cm de diâmetro bem no centro do bolinho formando uma espécie de cone. Isso deve formar uma pequena cavidade no centro do bolinho que deverá ser preenchida com o doce de leite. Corte a ponta do cone formando uma tampinha e recoloque no bolinho sobre o doce de leite. Faça com todos os bolinhos.
Na batedeira ou com o fouet, junte o creme de leite fresco, o açúcar e as gotas de baunilha e bata por uns 2 minutos em velocidade rápida, diminua a velocidade e bata até chegar ao ponto de chantilly. Chegou ao ponto quando a pá da batedeira começar a formar ondas no creme. Cuidado para não bater demais e virar manteiga!


Para a montagem

Coloque uma colher de chantilly sobre cada bolinho e decore com os morangos que podem ser inteiros ou cortados. Sirva imediatamente!

E feliz mês novo pra todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário