Daí eu resolvi fazer esfiha. Achei uma receita de um recheio para esfihas que eu peguei já faz um tempo mas não lembro exatamente onde. E a massa é receita de titia que, aliás, é cozinheira de mão cheia.

Para a massa
1 kg de farinha de trigo
125 ml de óleo
40 g de fermento biológico
30 g de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 ovo
425 ml de água
Para o recheio
1 kg de patinho moído
125 ml de óleo
3 tomates grandes sem sementes e picados
2 cebolas picadas
1 pote de iogurte natural
3 colheres de sopa de tahine
2 colheres de chá de pimenta síria
Sal e pimenta do reino
Preparo
Colocar a farinha de trigo na bancada. Abrir um buraco no meio e colocar o fermento esmigalhado misturado com um pouco de água e o açúcar. Acrescentar o ovo, a água, o sal e por último o óleo. Sovar até obter uma massa macia, lisa e homogênea. Faça bolinhas do tamanho de uma noz e deixe descansar sobre uma superfície enfarinhada mistura de farinha de trigo e fubá) e coberta com um plástico até dobrar de volume, mais ou menos 20 minutos. Enquanto isso faça o recheio.
Leve ao fogo a carne e o óleo e mexa até a carne ficar rosada. Tire do fogo e escorra o líquido que ficou na panela. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem.
Unte uma assadeira com óleo. Abra as bolinhas de massa em disco, coloque uma porção de recheio e feche formando um triângulo. Disponha as esfihas na assadeira e asse em forno preaquecido a 200 C por aproximadamente 15 minutos ou até que fiquem douradas. Sirva com gotinhas de limão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário