domingo, 18 de abril de 2010

Cuscuz Paulista

Eu sou do tipo que não resiste a um cuscuz! Adoro e acho lindo! Gosto de todas as versões: de legumes, de frango, de peixe..... gosto tanto que virou hit de Natal aqui em casa, não pode faltar! Mas tudo bem, não é Natal. Acontece que me deu vontade e acabei fazendo.
Estava com a geladeira bem desfalcada e fiz com o que tinha disponível. O bacana do cuscuz é exatamente isso: é um refogado rico engrossado com farinha e decorado a gosto que vira um bolo salgado delicioso!



Para o Cuscuz

5 tomates maduros sem sementes e picados
1 lata de tomate pelado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
200ml de leite de coco
1 xícara de salsinha picada
1 xícara de milho
1 xícara de ervilhas (usei a congelada, mas tem que cozinhar)
1 vidro de palmito
4 ovos cozidos
1 xícara de farinha de mandioca
1 xícara de farinha de milho
sal e pimenta do reino a gosto

Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente, junte o alho e deixe cozinhar por uns 2 minutos. Acrescente o tomate picado e deixe cozinhar até ficar macio. Adicione o tomate pelado grosseiramente picado, o leite de coco, a salsinha, o sal e a pimenta do reino a gosto. Deixe apurar por alguns minutos. Desligue e deixe amornar.
Enquanto isso decore a forma com rodelas de palmito, ovos e com parte do milho e da ervilha. Reserve.
Pegue o refogado já morno e bata no liquidificador. Devolva para a panela e , assim que ferver, acrescente aos poucos as farinhas. Vá mexendo até a mistura desgrudar da panela. Desligue. Junte a ervilha, o milho e o restante do palmito. Misture delicadamente. Transfira a massa com cuidado para a forma já decorada. Vá colocando aos poucos e acertando com as costas de uma colher. Deixe amornar e transfira para um prato bem bonito. Leve à geladeira até a hora de servir e bom apetite!


3 comentários:

  1. Pati, seu blog me alimenta a alma! Vir aqui e achar esse cuscuz, hmmm!!..
    Os meninos da casa amarela é que são felizes, né??
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Linda! Sabe, às vezes não é fácil agradar principalmente o meu pequeno, mesmo com esse cuscuz....
    beijo enorme pra vcs 3!

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, estava fazendo uma pesquisa sobre cuscuz e encontrei a sua e achei super diferente por levar leite de coco, ótima idéia!!!
    Compartilhei a receita no meu Blog, com um link para o seu, se houver algum problema, por favor me avise. Adoro compartilhar o que encontro de bom!!!
    Beijinhos
    Cláudia Domingues
    http://toques-e-retoques.blogspot.pt/

    ResponderExcluir