Além de ser deliciosa é riquíssima em nutrientes. Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C. Isso sem falar das propriedades terapêuticas. Dentre elas pode-se destacar o seu potencial diurético, adstringente, vitaminizante, antiinflamatório, anti-reumático, bem como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena. É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais.
(dados retirados de http://www.planetaorganico.com.br/newsprod47.htm)
Ganhei da minha tia duas graviolas com as seguintes recomendações de preparo e consumo:
Descascar as frutas, retirar as sementes (o que leva pelo menos 1 hora, mesmo), reservar a polpa e bater com açúcar orgânico a gosto no liquidificador até a mistura ficar bem homogênea. Levar esse creme ao congelador e comer uma colher de sopa bem cheia por dia.
Confesso que quando ouvi as instruções fiquei bem desanimada. Queria mesmo era fazer um sorbet ou uma mousse! Mas pensei... faço 1 graviola do jeito que minha tia pediu e a outra faço o que tiver vontade. Fiz primeiro do jeito descrito pela minha tia e tenho que dizer: ficou um creme delicioso que quando congelado mantém a cremosidade....vale a pena e dá menos trabalho!