quarta-feira, 29 de julho de 2009
diet e light
chocolate, o princípio da discussão....
Hoje entrei numa discussão sem fim. Sem fim porque, na realidade, as pessoas ficam muito confusas em relação à diferença entre alimentos diet e light. Desde que os alimentos diet passaram a ser comercializados, a maioria das pessoas associou este produto como sendo de baixa caloria. E aí vieram os light e a confusão se consolidou.
Assim que cheguei em casa, resolvi confirmar minhas certezas (e talvez, incertezas) e entrei no site da ANVISA.
Segundo a ANVISA, alimentos diet são aqueles para dietas com restrição ou ingestão controlada de nutrientes. Ingestão controlada de nutrientes? Sim, produtos sem adição do nutriente em questão, isentos. Por exemplo: isenção de açúcar para diabéticos , isenção de proteína (glúten) para celíacos.
Nem todo produto diet apresenta diminuição significativa de calorias. O chocolate diet, por exemplo, é isento em açúcar mas tem uma quantidade enorme de gorduras o que o deixa com valor calórico praticamente igual ao chocolate comum.
Já os alimentos light devem ter uma redução de pelo menos 25% de um determinado nutriente ou calorias em relação a um alimento convencional.
Então a principal diferença entre diet e light é que o alimento diet deve ser isento e o light ter uma quantidade reduzida de um determinado nutriente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom... Seu blog está cada vez melhor... Texto fundamentado, pesquisa consistente... Na cozinha da casa amarela também se pensa...
ResponderExcluirrsrsrs, obrigada!
ResponderExcluir